segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Salve Jorge chega mesclando pontos positivos e negativos

E foi dada a largada. 

Estreou na noite de segunda, 21 de outubro, Salve Jorge, a nova novela do horário nobre da Rede Globo. Com a assinatura de Glória Perez, responsável por sucessos como Explode Coração, Barriga de Aluguel, O Clone e também por América, a segunda maior audiência do horário das 21hrs na década de 2000, a trama tem como protagonistas Nanda Costa e Rodrigo Lombardi e pretende discutir assuntos como o tráfico internacional de mulheres, além de ter parte de sua história ambientada na Turquia.

Não há como negar que o tema central é interessante. Conhecida por sempre trazer a tona temas aparentemente polêmicas, Glória acertou na escolha. Contudo, há que se deixar claro que de nada vale uma boa ideia sem uma boa execução. A expectativa que o primeiro capítulo deixou quanto a esse núcleo foi boa. Mesmo aparecendo apenas no final, conseguiu chamar atenção, especialmente na rápida aparição de Cláudia Raia como Lívia, a grande vilã da trama e Totia Meirelles como Wanda, seu braço direito. Duas atrizes já consagradas, junto com Giovanna Antoneli, foram os destaques positivos, junto com a belíssima abertura, embalada por Seu Jorge. 

Começar a história com um flashforward, 8 meses no futuro, foi uma sacada interessante e serviu pra despertar um maior interesse na história: Como Morena (Nanda Costa) foi parar na Turquia? As pessoas que a estavam leiloando tem ligação com a quadrilha de Lívia e Wanda? E Théo (Rodrigo Lombardi), onde entra nessa história? Se o que Glória Perez queria era aguçar a curiosidade, ela conseguiu. Resta saber quanto tempo de novela teremos até chegar àquele ponto. Uns 5 meses? Seria, talvez, o adequado. Arrastar o "mistério" até o fim pode ser um tiro no pé. Por agora, o que resta mesmo é esperar.

Quanto a fotografia, não há muito o que comentar. As imagens da Turquia  que abrem a novela são belíssimas - e nem tinham como não ser, assim como Caminho das Índias e O Clone. Um dos problemas, talvez, seja essa semelhança. Já tem gente classificando as três novelas como uma trilogia, o que, em uma análise superficial, não chega a ser absurdo. Antônio Calloni parece repetir o personagem de O Clone, teremos provavelmente um novo bordão e personagens com nomes exóticos, além das vestimentas já características. 

O roteiro também foi um dos pontos fracos dessa estreia. Abusando do didatismo, citando o São Jorge que dá título a novela, de cinco em cinco minutos, ele perdeu a oportunidade de delinear melhor as tramas que vão nos acompanhar pelos próximos 7 meses. Alguns personagens, como Helô (Antonelli) ficaram perdidos, presos numa linha tênua entre comédia e drama, sem deixar ao menos subentendida sua linha narrativa. A tão esperada reconstrução da pacificação no Complexo do Alemão incomodou pelo excesso de cenas já usadas em telejornais e que nada disseram, apenas pareciam estar ali por estar.

Apesar da personalidade forte de Morena, o que ficou evidenciado mesmo nesse primeiro capítulo é que o "Calcanhar de Aquiles" da história foi mesmo a escalação de Nanda Costa, que ainda não tem a maturidade suficiente para segurar um papel de protagonista de novela das 21hrs. Diferente de Deborah Secco e Juliana Paes, que começaram bombardeadas e depois viraram o jogo com público e crítica, o caso de Nanda é mais grave. Sem qualquer tipo de expressão facial, a atriz simplesmente expeliu o texto pela boca e, na tentativa de esconder a falta de emoção, usou-se de gritos e movimentos bruscos com o corpo, que incomodaram. Ainda não é possível dizer se ela terá ou não química com o Théo de Rodrigo Lombardi, mas uma coisa é certa: Se não melhorar logo, Morena provavelmente será ofuscada.

É impossível julgar uma obra por seu primeiro capítulo, mas, se aparar bem estas arestas, talvez Salve Jorge conquiste sua dignidade e seu espaço com o público. O potencial para ser um forte e típico folhetim existe, só precisa ser usado.

Com uma média de 36 pontos, e considerando-se o baixo share, o calor e o começo do horário de verão, é possível dizer que a nova novela de Glória Perez teve uma boa estreia em termos de audiência.  

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário